quinta-feira, 31 de outubro de 2013

31-10-2013 - Baixa Grande – Vereadores e Diretores discutem o baixo IDEB do município.


A Noite desta quarta-feira, 30 de novembro de 2013, a educação de Baixa Grande iniciou um debate que com certeza nunca aconteceu em sua história, quando vereadores, Secretário, Diretores, Coordenadores e Moradores sentaram para discutir a educação municipal. O evento aconteceu na sede da Câmara de Vereadores, tendo inicio às 19:30 e terminou às 23:30.
 
O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Elias Ferreira da Silva (PR), agradeceu a presença e todos e iniciou o evento lendo uma nota publicada no site www.baciadojacuipe.com.br 14 de outubro de 2013 intitulado de “Acórdão e descaso causam cicatrizes educacional”. Participou do evento os vereadores: Aurenival, Carmen, Elias, Judelson e Nadja Nara.

O Secretário de Educação, Fabricio Araújo de Santana, utilizou um DataShow explicando as metodologia IDEB e como são extraído sua nota, para ele é interessante estudar o que influencia na nota do IDEB, com isto devem se observar os rumos que devem tomar a educação Municipal, Fabrico conta que é observado em dois aspectos, o Fluxo (Progressão dos alunos ao longo dos anos Aprovação/reprovação) e o aprendizado (Desenvolvimento dos alunos que são avaliado através da Prova Brasil).
    
A pedido do Vereador Judelson Queiroz (PCdoB), os participantes ficara em círculo permitindo assim uma melhor discursão. Durante 4 horas muitas falaram e deram suas explicações, alguns acharam interessante a matéria publicada no site, outros acharam uma afronta contra os educadores, apontando que o IDEB Municipal para alguns diretores o IDEB é de 3,6.
O Diretor da Escola Pedro Honorato solicitou mais atenção do governo na condição de mais comodidade dos alunos, comentou sobre a construção do muro da escola. A professora Jandira Souza, vice-diretora da escola Maria Edna Matos discordou da maneira como site extraiu a as notas e diz desconhecer, para ela o IDEB Municipal é de 3,4, ela diz que em 2011 a escola Lídia tinha uma meta projetada de 3,4 e alcançou 3,4.
O Vereador Aureival Tavares cobrou um Conselho que verdadeiramente funciona em Baixa Grande, para ele muitas das dificuldades no âmbito escola só chega ao conhecimento dos vereadores através de denuncia e deveria chegar através de relatório do Conselho municipal de Educação.
Muitos diretores relataram sobre a situação de suas escolas e sugestões foram falas, umas delas é a discurssão de plano de carreira diferenciado aos diretores incentivando a realização de uma boa direção.

No Final Ediomário Catureba, responsável pelo site Baciadojacuipe, demonstrou que muito dos educadores estavam usando o IDEB das sérias iniciais (3,6) como se force o IDEB municipal e mostrou o IDEB das séries finais (8ª Série/9º Ano), que só alcançou 2,8, quando a meta projetada era 2,9, sendo assim o IDEB 2011 foi de 3,05.

                       DADOS DOS IDEB



Por escolas


www.baciadojacuipe.com.br
Por: Ediomário Catureba

Nenhum comentário:

Postar um comentário